segunda-feira, 25/abril

5 coisas que um palestrante de vendas pode passar a sua equipe

palestrante-de-vendas.jpg

A equipe de vendas de qualquer empresa é, sem sombra de dúvidas, a alma do negócio que está sendo construído ali, naquele ambiente – afinal, quem é que vive sem clientes, não é mesmo? Manter um time de vendas motivado e sempre com "sangue nos olhos" para trazer os melhores resultados – e clientes – para sua empresa, é o principal objetivo de qualquer gestor responsável por essa equipe. 

Entretanto, sabemos que manter essa motivação é um desafio enorme, e que as vezes a ajuda de pessoas de fora pode influenciar, positivamente, a trazer de volta os bons resultados. Confira, nesse artigo, 5 coisas que um palestrante de vendas pode passar para a sua equipe!

O bom humor nunca deve faltar

Quantas vezes alguém de sua equipe atendeu um cliente com má vontade ou de maneira displicente por que estava em um dia ruim? Infelizmente, para qualquer pessoa do time de vendas, dias ruins não podem existir – ou devem ser evitados ao máximo com algumas pequenas atitudes simples que podem ser aplicadas na sua rotina de trabalho. O bom humor, portanto, é a principal arma do bom vendedor, que sabe separar as dificuldades e os problemas de sua rotina (pessoal ou profissional) do relacionamento com o seu cliente.

Acredite, vendedores bem humorados conquistam muito mais vendas!

Saiba escolher as boas vendas

Por mais que você tenha uma meta para bater e que isso esteja tirando o seu sono, um bom vendedor sabe que nem todo potencial cliente é, na verdade, um sinônimo de boa venda. Entregar para seu time de operações um cliente problemático ou que tem pouco perfil para a atividade que sua empresa oferece, pode lhe trazer dores de cabeça muito maiores do que o não cumprimento da meta.

Por isso, antes de pensar somente com o bolso, o palestrante de vendas vai mostrar ao profissional que fazer uma venda pensando no longo prazo pode ser muito melhor. Isso ajuda, inclusive, o profissional a escolher melhor seus clientes em potencial a partir desse momento.

Um bom vendedor não precisa insistir ou incomodar o cliente

Nenhum tipo de cliente tolera um vendedor que insiste demais e não respeita a opinião do cliente. Um palestrante de vendas, portanto, vai ensinar esses profissionais a abordar a clientela de uma maneira mais cordial, educada e até mesmo confortável para eles, minimizando o risco de rejeição a um serviço ou projeto simplesmente porque não toleram mais receber ligações do vendedor.

Esteja sempre disponível – de verdade!

Sabe aquela história de que o pós-vendas é mais importante do que a própria venda? Pois é, ela é verdade, e o palestrante de vendas vai conseguir mostrar ao seu time por que essa etapa é tão essencial para garantir bons resultados. O bom vendedor, portanto, deve se mostrar sempre disponível ao seu cliente – e honestamente disponível. Ele atende as ligações, responde os e-mails e evita ao máximo qualquer tipo de insatisfação após a contratação de um serviço ou produto. Essa atitude, é claro, pode lhe render muitas vendas futuras!

Conheça e acredite no produto que você vende

Não existe nada mais errado do que vender um produto ou serviço que você não acredita. Quando não acreditamos em algo, nossa voz e comportamento são os primeiros sinais a deixar claro de que não confiamos naquilo que estamos oferecendo. O palestrante de vendas reforça, portanto, a importância da equipe se identificar com o trabalho que fazem e com o que estão vendendo. Se eles não conseguem se sentir conectados a isso, a melhor solução deve ser trocar de equipe para não prejudicar os resultados do time.

Um bom palestrante de vendas consegue transmitir essas e outras dicas importantes para seu time ter excelentes resultados. Quer conferir outros conteúdos sobre esse? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma publicação do nosso blog!

Newsletter

Que tal receber mais conteúdos diretamente no seu e-mail?