terça-feira, 10/maio

7 segredos sobre gestão de pessoas

talk1

Um dos maiores desafios em coordenar um time é fazer o que chamamos de gestão de pessoas. Lidar com os desejos, as inseguranças e até mesmo com as opiniões de pessoas completamente diferentes é uma tarefa que nem todo mundo está pronto para assumir. Apesar disso, a habilidade ao realizar gestão de pessoas de maneira eficiente é uma característica possível de ser trabalhada e, por isso, você sempre deve correr atrás de melhorar esse aspecto na sua vida profissional – e até mesmo pessoal.

Para lhe ajudar nessa tarefa de se tornar um gestor de pessoas eficiente, que tal conferir essa lista de sete segredos sobre essa prática que separei para você?

Valorizar bem sua equipe (financeiramente e profissionalmente)

Uma excelente estratégia de gestão de pessoas, e que funciona muito bem na grande maioria dos times, é mostrar para sua equipe que ela é valorizada. Isto significa oferecer benefícios, bônus e até mesmo reconhecimento profissional após o cumprimento de alguma atividade ou meta alcançada. Equipes valorizadas e reconhecidas costumam render melhor e, é claro, se relacionar bem entre si e com seus gestores.

Um bom clima organizacional é essencial para reter bons profissionais

Como é o clima organizacional na sua empresa? Como isso tem afetado, diretamente, a sua relação com seu time? Esse também é um detalhe que um bom gestor de pessoas deve estar atento para, além de ser capaz de satisfazer sua equipe, reter bons profissionais no seu grupo de colaboradores.
Por isso fique atento para tentar criar o melhor clima possível no seu local de trabalho, mesmo em situações de crise ou de problemas em outras equipes. A tranquilidade para trabalhar é a chave do sucesso de uma boa gestão de pessoas.

Incentive o trabalho em grupo

Você sabia que, quando trabalhamos em grupo, alcançamos resultados ainda melhores quando comparados com os resultados de trabalhos individuais? O trabalho em grupo, além de usufruir das melhores características de cada componente do time, permite maior interação, participação, transparência e motivação para a equipe, que tem um objetivo e uma meta em comum a ser alcançada. Essas características são essenciais para uma boa gestão de pessoas.

Estimule sempre o crescimento e novos desafios

Gerir pessoas significa também saber estimular o crescimento de cada um dos membros do time e, é claro, buscar novos desafios para que eles possam vencê-los. Equipes desmotivadas ou que trabalham sem um propósito definido podem apresentar queda na produtividade e consequente insatisfação ao atuar com aqueles profissionais de seu time. Não deixe que isso aconteça e atue imediatamente para incentivar a motivação e o crescimento de cada um de seus colaboradores.

Delegar é uma estratégia essencial do bom gestor

O gestor que não tem o hábito de delegar tarefas – ao invés de centralizá-las – jamais deve ser visto como um bom gestor de pessoas. Trabalhar com uma equipe significa saber que você pode confiar nela, especialmente quando você treinou, motivou e capacitou cada um deles para lhe auxiliar a alcançar os resultados esperados para sua empresa. Por isso, confie no seu time e delegue diferentes tarefas para os membros mais capacitados de um time, para mantê-los motivados!

Nunca deixe de lado o feedback

Apesar de muitas pessoas temerem repassar – ou receber – um feedback, essa é uma das atitudes mais importantes de um gestor de pessoas, em prol do desenvolvimento de um colaborador e de uma equipe. Devemos aprender a nos tornar capazes de receber uma crítica construtiva, assim como de saber repassar essa avaliação para quem trabalha conosco. O feedback deve sempre ser visto como uma excelente oportunidade de crescer – e você vai perceber que essa atitude pode trazer bons resultados para seu time!

Tire um tempinho para comemorar os bons resultados

Celebrar os bons resultados também é uma excelente estratégia de gestão de pessoas. Por isso, quando baterem uma meta ou alcançarem um objetivo, tire algumas horas do seu dia para celebrar em um happy hour, ou em um almoço mais caprichado em grupo. Esses momentos de descontração vão fortalecer os laços e aumentar ainda mais a motivação para buscar novos bons resultados!

Esses são apenas alguns dos segredos que separamos sobre gestão de pessoas. Você tem outros que costuma aplicar no seu time? Compartilhe comigo!

Newsletter

Que tal receber mais conteúdos diretamente no seu e-mail?