sexta-feira, 20/maio

A utilização do endomarketing na gestão de pessoas

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O endomarketing é uma das áreas mais recentes da Administração e está atrelado diretamente à comunicação interna. Com o endomarketing se busca adequar as estratégias do marketing tradicional ao setores internos das organizações.

O mais importante do endomarketing no que diz respeito à gestão das pessoas é que sua premissa é alinhar a força trabalhadora da empresa aos principais objetivos da organização. Como principal ponto positivo disso, podemos citar a melhora no relacionamento entre os funcionários da empresa e a visão que todos adquirem, a de que todos são clientes de todos.

Encantando seu cliente interno

Quando a organização trata seus funcionários como o seu primeiro e principal cliente, os resultados podem ser fantásticos. Para começar, é primordial que sejam criados canais verdadeiramente funcionais entre a empresa e seu público interno, fazendo com que a comunicação seja orientada nos dois sentidos, tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima.

A função que o endomarketing desempenhará nesse processo será a de gerenciar o fluxo comunicacional interno. A organização continuará como principal fonte e responsável pelas informações que serão repassadas ao seus públicos, mas é a equipe do endomarketing que saberá o melhor momento e quais os canais adequados para a transmissão destas informações.

Na hora de comunicar, é importante que valores como a transparência e a coesão sejam priorizados, criando um clima de confiança dentro da empresa. Por mais negativa que ela possa ser, a informação repassada da forma correta, poderá produzir, no futuro, resultados positivos. É aqui que o endomarketing servirá como a principal medida de aproximação entre a empresa e cada um de seus funcionários.

 

Buscando resultados

No processo de comunicação, para que a empresa continue sendo a base principal, é importante que os valores e a cultura organizacional sejam levadas em conta na hora de escolher e levar adiante o discurso de comunicação da empresa. De nada adianta criar um discurso que vá na direção oposta daquilo que a empresa tem como valor ou da forma com que ela trata seu público interno. O correto alinhamento da comunicação neste momento vai servir para a construção de um clima organizacional focado no aprendizado de todos os envolvidos no processo e, especialmente, colaborar para que os resultados esperados pela empresa sejam mais facilmente alcançados.

Como ferramenta de comunicação, o endomarketing deverá ser utilizado de forma responsável, profissional e integrada, para que o processo seja o mais eficaz e eficiente possível, minimizando os ruídos que certamente ocorrerão e otimizando processos que colaborem para o alcance das metas e objetivos da organização.

Com isso, é possível afirmar que o sucesso do endomarketing e a eficiência da comunicação interna serão fatores essenciais na conquista do crescimento autossustentável da empresa. Com o comprometimento de todos, esta relação saudável entre a organização e seus funcionários fará com que todos estejam empenhados e em busca dos mesmos resultados.

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